Entrando no espírito do Halloween

Você está fazendo isso certo.

Conta de luz estratosférica?

Valeu a pena.

E agora, fiquem com um bônus: A casa cantante do Halloween apresenta... Party Rock!

Everyday I'm shuffling.

Sem mais,
Xau e bença.

4 fenômenos bizarros que a ciência explica

Ora, mas será que é possível?

Eu acho que é sim!

Hora de outro artigo copiado descaradamente do Cracked! Lembram da última vez?

Dessa vez eu vou traduzir/remixar/plagiar um outro artigo, nesse caso esse daqui.

Quem aí nunca ouviu uma lenda urbana? Quem nunca se encontrou com os amiguinhos pra ficar contando historinhas assustadoras ou assistindo filmes de terror? É basicamente como se crianças se encontrando pra dar sustos umas nas outras fosse um tipo de ritual de passagem na nossa sociedade. Mas será que não é?

E quem nunca jogou (ou ao menos ouviu falar) desses jogos mais "macabros", usando os "espíritos" ou o "poder interior" ou seja lá o que for pra assustar e impressionar seus amigos facilmente apavorados? É possível que até hoje você ainda acredite que espíritos e o caramba estivessem por trás dessas brincadeiras.

Mas e se eu te dissesse que, assim como todas as pequenas coisas da infância, essa pode se tornar muito mais plausível (e chata) sob a luz reveladora da CIÊNCIA?

Obrigado mesmo, caras ¬¬

Dentre essas brincadeiras, eu consigo citar quatro:

A Maria Sangrenta:

Quem nunca ouviu falar na história da Maria Sangrenta? Eu aposto até que um amigo de um amigo do namorado da prima de um conhecido do cachorro do irmão da sua vizinha já fez o teste de ficar no banheiro de noite, com a porta fechada, as luzes apagadas, olhar fixamente pro espelho e repetir "Maria Sangrenta" (ou o equivalente regional) três vezes e PUTA QUE PARIU não é que ele viu o rosto de uma mulher loira ensanguentada?

Se bem que talvez ela não estivesse ensanguentada.

E talvez não fosse loira.

E talvez não fosse uma mulher.

Mas tinha um rosto lá! E não era o dele. Como você explica essa, ciência?

Na realidade, é bem simples. Se você ficar muito tempo olhando pra um espelho, você vai ver umas coisas bem fodidas.

Tipo sua mãe LOL OWNED

Por exemplo, o psicólogo italiano Giovanni Caputo fez um experimento onde 50 pessoas ficavam em uma sala pouco iluminada enquanto encaravam sua própria face no espelho por 10 minutos. Só... Parados, olhando fixamente. Lembrando que não foi dito a nenhum deles que eles veriam alguma coisa fora do comum.

Dessas 50 pessoas, 33 disseram que depois de um tempo passaram a ver seu próprio rosto extremamente deformado. 9 pessoas disseram ter visto seus próprios pais, sendo que 10% desses já haviam falecido. 14 pessoas disseram ter visto um rosto que eles não conseguiram reconhecer, mas que quase sempre era de uma jovem ou então de uma mulher velha. Mas o mais importante é que mais da metade dos pacientes revelou ter visto "coisas estranhas e monstruosas".

Mas como? Bem, quando você simplesmente fica parado olhando para uma coisa por tempo suficiente, sua mente começa a distorcê-la. É o chamado Efeito Troxler. Quer ver um exemplo desse efeito? Então encare a cruz no centro da imagem abaixo por 20 segundos.


Se você viu uma bolinha verde aparecer e as bolinhas rosas sumirem completamente, então você presenciou o efeito Troxler. Caso você não tenha visto nada, você não fez certo, sua anta. Tente de novo.

Esse efeito só acontece porque o nosso cérebro tem uma tendência a ignorar impulsos contínuos e repetidos. Por exemplo: Você não está ciente de toda vez que você respira ou pisca, nem de onde está cada parte do seu corpo em cada momento que você não as está usando. Se você estivesse, você ia ficar maluco em menos de um dia. É por isso que o cérebro simplesmente decide ignorar impulsos repetidos.

E o que isso tem haver com a Maria Sangrenta? Simples. Ao contrário do gif acima, nossos rostos não tem um ponto central, então o cérebro começa a ignorar e distorcer partes irregulares dele. O resultado é que você vê algum tipo de rosto diferente do seu, e se você já estava esperando ver uma mulher loira e ensanguentada, é muito provável que você acabe vendo uma.

(Mais três fenômenos após a quebra de página!)

Gravidade? Parei.


Agora eu sou um artista circense.

Sem mais,
Xau e bença.