Breve história das empresas de videogames, parte 1: Nintendo.

Ok, meu amigo Guilherme me inspirou a começar uma serie de posts sobre empresas de jogos, então, aqui estou eu.

Eu já queria escrever esses posts a muito tempo, só não sabia, tá?

A série será de duas partes, contando sobre as duas gigantes do mercado de jogos atual: Primeiro falaremos da benevolente Nintendo, que é representada pelo Nintendo Wii e pelo Nintendo DS. Em seguida, falaremos da inescrupulosa Corporação Sony, representada pelo Playstation 3 e pelo PSP. A microsoft ainda não merece. Eu gostaria de dizer que te odeio Xbox. Porque depois de duas semanas te jogando, você se auto-destrói pra sempre!

Direto ao ponto: História da Nintendo:

O significado de Nintendo, jovem padawan, é um mistério inclusive aos seus fundadores, uma vez que pode ser traduzida como: "Equipare-se aos céus", "Deixe que os céus façam", "Alcance os céus" ou "Eu gosto de nugget". Não sei em que língua, mas eu sei que não é japônes o.o

A Nintendo nasceu, quer dizer, foi fundada em 1889, criada por um cara pouco interessante chamado Fusajiro Yamauchi, que não tem nem sequer uma página na wikipédia. Ele, obviamente não tinha muita visão de negócio, pois quando a empresa foi fundada, ela fazia Cartas personalizadas de Hanafuda, um baralho japônes (WHATAFOCKA?). Em 1950, Hiroshi Yamauchi, neto do titio Fusajiro, fez um contrato com a Disney para produzir cartas com seus personagens, mas isso não interessa =P

Nos anos 60, porém, Hiroshi tentou obter sucessos em outras áreas: a Nintendo virou um Canal de TV, uma Fábrica de Arroz instantâneo (imagine algo parecido com macarrão instantâneo, tá?), e até mesmo uma rede de motéis. Porém, titio Hiroshi não conseguiu obter muito sucesso e as empresas (quase) faliram. (NÃO!!! É O MEU PIOR PESADELO!)

Nos anos 70, porém, titio Hiroshi viu que as ações de empresas fabricantes de jogos como Atari e Bandai (hehe, você disse Bandai!) estavam em alta e começa a fabricar pequenos aparelhos eletrônicos. Esses aparelhos ficaram famosos em meados de 1980 com o nome de Game & Watch (o avô do Gameboy, que honra! E olha, ele tinha duas telas! Que nem o DS!)
Não é lindo? Eu adoraria ter um desses, apesar de hoje em dia não passar de lixo. Mas um lixo histórico.

E foi assim que a Nintendo começou a fabricar jogos!

Como ninguém era rico pra comprar um Game & Watch, as vendas não fizeram muito sucesso, mas outro aparelho da Nintendo fez. O arcade, que arrancava mais moedas das crianças do que máquinas que vendem bolinhas que quicam, pokémons mal desenhados e doces.

Infelizmente, os arcades da Nintendo não faziam sucesso fora do Japão (leia-se, nos Estado Zunido).

Foi então que pediram para um tal de titio Shigeru Miyamoto, designer chefe da empresa desde 1977, quando a empresa ainda fabricava cartas de Hanafuda com o Mickey, fizesse um jogo. O cara não entendia nada de jogos! Mas ele tinha que fazer ou perdia o emprego. Triste e sem esperanças, titio Miyamoto foi a um bar e afogou suas magóas em Saquê e Heineken (respectivamente Cachaça e Cerveja de Japônes). Depois de ficar bebaço, ele teve uma idéia de um jogo. Nesse jogo, um carpinteiro chamado Jumpman tinha que salvar sua namorada de um maligno gorila! Nascia assim, o jogo chamado Donkey Kong. O gorila se tornou um dos mascotes da empresa, e o Jumpman, mais tarde re-nomeado como Mário se tornou um outro.

Explorando essas duas mascotes ao extremo, a Nintendo subiu um pouco mais na escalada para o sucesso!

Com esse pequeno sucesso, a Nintendo investiu num console caseiro, no ano de 1983. Dois anos depois, o Famicon chegava aos Estado Zunido das América com o nome de Nintendo Entertainment System, ou NES, pros íntimos.
"Pra você é famicom!"

Este pequeno console caseiro salvou a empresa novamente de um crash que havia acontecido em 1983. Como todos devem saber, foi o fatidíco ano em que a Atari morreu, fazendo com que as ações das indústrias de videogames caíssem. Com esse jogo, vieram também outros clássicos, como Metroid (e a Samus é mulher, noob!) e The legend of Zelda (e o muleque é o Link! Zelda é a princesinha) (Nossa, esses jogos eram confusos, né? =P). Nesse período, a Nintendo se tornou a empresa número um de videogames.

Curiosidade: Nesse período de tempo, as pessoas não usavam a palavra console. Os aparelhos posteriores ao NES eram chamados de Nintendo, independentemente da marca (ué, vai dizer que você não chama "espuma de aço" de "Bombril"?)

Foi em 1989 que nasceu o mimo da Nintendo (até pouco tempo), o Game Boy.


C0nhecido como Tijolo que Não Voa.

Foi neste ano também que surgiu a primeira grande concorrente da Nintendo, a Sega (pobrezinha, porque tinha que morrer tão cedo? Alguns dizem que a Sega não morreu, mas dizem que ela se esconde nas profundezas, vivendo dos restos de outros consoles, como o Nintendo DS e o PS2), com o Mega Drive (oh, a Nostalgicalina está se espalhando por meu sangue...).

Em 1991, a Nintendo lançou seu SNES, a digi-evolução do NES, gerando uma competição extremamente violenta durante os anos 90 entre a Nintendo e a Sega, com a Sega até assumindo o primeiro lugar por um tempo, mas perdendo novamente para a Nintendo quando ela lançou jogos como Super Mario World, TLZ: A Link to the Past, DK Country e os Final Fantasys.

Hehe. Eu tenho um amigo que tem um! Morram de Inveja! Morram!

Em 1995, a Nintendo atacou bravamente, anunciando o Nintendo 64. Neste mesmo ano, a Sony, que até então vendia aparelhos eletrônicos entrou na briga, com o Playstation 1, que inicialmente era um periférico para fazer com que o SNES rodasse CDs.

Como o PS trabalhava com CDs, portanto possuia jogos mais pesados e mais baratos, as grandes fabricantes infiéis migraram do SNES para o PS, apesar dos CDs carregarem mais devagar. Bem mais.

O N64 foi lançado em 1996, mas nunca conseguiu ultrapassar o PS em vendas, porém defendendo bravamente o segundo lugar, deixando o Sega Saturn no lugar dele, na Terceira posição! Hunf!


Eu tinha um! Porque será que ele quebra no dia em que eu tiro ele do armário pra jogar?

Nesse mesmo ano, a Nintendo lança o Game Boy Pocket, o segundo de uma looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooonga família de Game Boys. Este não fazia nada em particular, só era menor. Foi nesse mesmo ano que surgiram os jogos de pokémon (ataque nostálgico...), que venderam que nem água nos 4 cantos do mundo. Dois anos depois, foi lançado o Game Boy Color, que por sua vez era igual ao Pocket, mas que tinha 52 cores além do preto e branco, quase todas iguais =P


O Game Boy Color em todo o seu esplendor colorido!

Em 2001, a Nintendo lançou o filhinho do Nintendo 64, O Nintendo Game Cube, mas conhecido como Game Cube. Ele recebeu uma concorrência dura, tendo que lidar com o PS2 da maligna Sony e do Xbox da Indiferente Microsoft.


Oh, que belo!

Neste mesmo ano, nasceu o mais novo filho da família Gameboy, Capicci? Seu nome era Game Boy Advanced e ele estava aqui para fazer jûs a sua família, após sucessos como Game Boy, Game Boy Pocket, Game Boy Light e o famossíssimo Fernando Collor, quer dizer, Game Boy Color.


O filho de Fernando Collor.

Foi seguido pelo Gameboy Advance SP e pelo Gameboy Micro. Isso, os GameBoys se reproduzem como coelhos ¬¬'


Game Boy Advanced ES, quer dizer, SP.


O estranho GBM. Meu amigo tem um =P Foi lançado em 2005

Nesse mesmo ano de 2004, foi anunciado o Nintendo DS, que por mais que não pareça, é um dos membros da família Game Boy, apenas deserdado =P Ele obteve 3 milhões de pré-vendas antes mesmo de ser lançado, no mesmo ano. Porém, sofreu com a concorrência do PSP, mas um plano maléfico de dominação mundial da Sony Corporations, que não funcionou.

O Nintendo DS vestido de tijolo.

No ano seguinte, foi anunciado um console caseiro chamado Revolution, que teria sensor de movimento. O nome foi logo trocado para Wii, para denotar a facilidade em joga-lo (?!). Em 2006, quando foi lançado, também teve concorrência com o novo filhote da Sony, o PS3, que junto com o Xbox 360, lançado em 2004, tinha os melhores gráficos de toda a história videogamística. A Nintendo, porém, queria gráficos em 3D simples, mas inovar com o sensor de movimentos, o Wii-mote.

O wii em toda sua esplenditude.

Em 2006 foi lançado uma nova versão do Nintendo DS, o DS Lite (é o meu!), que era só um DS mais fino e com gráficos melhores.


Agora sim é um portátil!

E no ano passado, 2008, a Nintendo surpreendeu um pouco mais, lançando o Nintendo DSI (OMG! É ELE! É ELE!) O Nintendo DSI vêm com todas as funções do DS e do DSL, mas com a aquisição de duas câmeras (cujas utilizações ainda são misteriosas), um canal de compras (onde você pode adquirir um browser de grátis ^^) e uma conexão com a internet mais rápida, além de um MP3, um editor de fotos e leitores de cartões Micro SD!

Sorry, No images!
Que belezura! É a coisa mais linda que eu já vi XD

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo

Yep. A nintendo evoluiu muito desde que imprimia cartas de Hanafuda. Muitos já tentaram puxá-la para baixo, como a Sega que agora depende totalmente de outras empresas para sobreviver e a Sony (tomara que acabe do mesmo jeito que a Sega, ou lance um console que não tenha o nome Play Station Etc. >.<) Tomara que a Nintendo continue crescendo e que tenha um futuro muito próspero e etc... E por favor, um apelo pessoal, Nintendo: Permita que o NDSI seja desbloqueavél. Por favor! Sim? Xau e Bença!