Breve história das empresas de videogames, parte 2: Sony.

Essa é a segunda parte da série sobre as empresas de videogame, agora falarei da malévola Sony Corporations, maior rival da Nintendo.

A Sony é representada pelos peidostations, quer dizer, playstations: O Playstation, o Playstation 2, o Playstation Portátil e o Playstation 3. É. O que eu não acredito é que vou ter que passar 80% do post falando de VHS, DVD, CD e TV.

A Sony também possui as empresas Aiwa (de VHS/DVD), a Bravia (empresa brasileira de veículos), a Cybershot (câmeras digitais), Discman (de Discmans =P), Genezi (não sei do que é ^^'), Handycam (que deve ser de câmeras, né?), Playstation (todo mundo sabe de quê ¬¬'), Sony Computer Entertainment (de jogos tamém), Sony BMG (de música), Columbia Records (de filmes), Sony Enternainment Television (um canal de TV), Sony Ericsson (celulares), Walkman (de Walkmans ¬¬ que são o mesmo que Discmans), WEGA (que eu nem imagino do que seja), Vaio (de notebooks) e Xplod (rádios para carros). Isso. Não tem NADA que a Sony Corporation não faça. Por isso que eu digo que eles são os illuminati tentando dominar o mundo. Ignore, o que eles querem é atenção.

O nome Sony aparentemente é uma mistura dos nomes Sonus (que é som =P) e Sonny (que significa um homem... Er... Jovem, inteligente ou bonito ¬¬... na maioria das vezes.). Claro que ninguém engole essa explicação, portanto deve significar Invasores de Planeta em alguma língua alienígena, provavelmente Klingon ou Espanhol, não sei.

A Sony foi fundada em 1946, por dois ETs de Martian Invaders, um chamado Masaru Ibuka e o outro chamado Akio Morita, cujos objetivos eram invadir Tokyo. O nome da corporação era Tokyo Tsushin Kogyo K.K. O nome era obviamente muito comprido.

A Sony começou a crescer quando fez seu primeiro plágio: Foi um pouco antes de 1955, da maléfica Bell Labs, que começou a produzir rádios com transistores. Foi aí que a Sony conheceu seu destino: Copiar idéias de outras empresas e melhora-las à exaustão. Eles criaram os primeiros rádios com transistores do Japão, o Sony TR-55. Foi aí, no ano de 1955, que a empresa mudou seu nome para Sony, graças ao sucesso esmagador do aparelho. Não, não há página da wikipédia sobre ele, e eu tenho preguiça de procurar mais dados.

A Sony não parou por aí. Miniaturizaram estes rádios e os tornaram portáteis! E ainda fizeram-nos funcionar com fitas K7! Nascia o Walkman! O walkman vendeu horrores e foi o sonho de consumo durante decádas no mundo inteiro. Começou então o império maligno da Sony!

Nos anos 80 e 90, a Sony fez o que todo império maligno faz: Expandiu território. Comprou todas as empresas que podia, principalmente as antigas rivais. Foi nesse período que ela criou a Sony Music e a Columbia Tri-Star Pictures.

Mas seu maior triunfo ainda não tinha vindo a tona. A fonte do mal só surgiu em 3 de Dezembro de 1994, com a criação do Playstation! O lançamento da besta estava aguardada para 1995, mas os Imperadores da Sony decidiram lançá-lo ainda em Dezembro, para que fosse comprado aos montes no Natal. E funcionou.

"+3|\/|@|\/|-|\|0 |\/|or+@|5! 0 p0d3r050 p|_@y5+@+|0|\|!!!!*"

Essa fera selvagem foi criada por um descuido da Nintendo. Isso. A Nintendo criou seu pior inimigo! Se não fosse pelos fatídicos acontecimentos do ano de 1994, o PlayStation nunca seria criado.

Deixe-me explicar: A Nintendo queria criar um acessório para SNES que permitisse-o rodar CDs. Ninguém entendia mais de CDs do que a Sony. Então eles já estavam terminando o modelo final, quando PUM! A Nintendo descobre que a Philips cobraria menos. Então eles deixam a Sony com um belo dum videogame que rodava CDs nas mãos. O que fazer com ele? Lançar, óbvio! E foi assim que nasceu o PS1!

Os feitos notáveis da Sony incluem:

Em 1969, a Sony lançou o primeiro gravador de VHS profissional (era muito caro para ser usado em casa. Vai dizer que você não lembra que a gente pagava pessoas para gravar fitas?), o U-Matic.

Em 1970, a Sony criou o cartão de memória, para armazenar informações. Mal sabiam que haviam inventado um novo meio de explorar o PS1, que seria lançado apenas 24 anos depois.

Em 1975, criaram o Betamax, um gravador de VHS que podia ser usado em casa. 4 anos depois, inventaram o já citado Walkman, um rádio portátil que poderia captar AM/FM e rodar fitas de VHS.

Em 1982, criaram o Floppy Disk 3.5-inch, um disquete flexível. Que pena que o disquete estava fadado ao esquecimento...

Neste mesmo ano, criaram o CD e o DVD, em conjunto com a Philips.

3 anos depois, criaram a Video8 Hi8, e no ano de 1999, sua filhinha mais nova, a Digital8, fitas K7 de 8 milímetros que eram usadas para filmadoras.

Em 1987, criam a DAT (Digital Audio Tape), que era uma fita K7 de alta qualidade sonora, muito cara para ser usada por usuários domésticos, mas muito bem recebida por profissionais.

Em 1992, lançam o MD (Mini Disk, o irmão mais novo do CD). O disco era regravável, com capacidade de 350 MB, usado apenas para áudio. Cabia 80 minutos de áudio, com qualidade semelhante ao CD. Na epóca, era um milagre. Imagine um Ipod que fosse implantado no dente, que rodasse de um jeito que só você ouvisse, que funcionasse com a força do pensamento e que baixasse todas as músicas que você ouvisse e armazenasse todas. E ainda cabia joguinho. É mais ou menos isso, só que 100 vezes pior. Nossa, isso no meu peito é baba?

Em 1994, lançou... A coisa... Você sabe, o PlayStation.

Em 1996, lançaram o DV e o MiniDV, que eram uma coisa semelhante a fita cassete... Porém digital! Usado até hoje em câmeras de vídeo domésticas e profissionais. Em 2004, foi lançado o MicroDV, que era menor. Bem menor. Opa, DV significa Digital Video, tá?

1997, o ano onde a Sony criou o DVD (será que foi ela mesmo? Eu não consigo acreditar... Deve ter sido parceria, né? Tipo: É como escutar que... Sei lá... Como acreditar que Pelé inventou o futebol, pra dar um exemplo), juntando o MMCD (Multimidia CD (CD que rodada vídeos =P)) e o SD (Super Density Disk). Nascia o DVD Consortium, que posteriormente foi disponibilizado para outras companias sobre o nome de DVD Forum. Nossa, ela realmente criou o DVD. Estou pasmo.

Em 1998 criaram o Memory Stick, evolução do cartão de memória. Mas olha que pena, não é compatível com PS... O que a gente faz?

"-Ora, mas a gente TÊM que vender Memory Sticks! O cartão de memória só pegou por causa do PlayStation! Como o PS não roda com MS?!
-Bem... Eu tive uma idéia meio boba... Tipo: A gente poderia inventar um PS2...
-Certo... Quais seriam as novidades? Melhor software? Melhores gráficos?
-Não. Não teria nada disso.
-E quais seriam as novidades?
-Tipo: A gente podia fazer ele preto...
-Só isso?
-É.
-Você acha mesmo que 0s nossos clientes iriam comprar uma coisa assim?
-Meio que... É...
-GÊNIO! podiamos colocar um nome novo no processador e na placa de vídeo para atrair os nerds!
-Vamos começar a produção IMEDIATAMENTE!"

E assim nasceu o PS2, um ano depois.


Nunca quis... Mas de repente quero... Não sei porque? Porque é velho? Porque tá absurdamente barato?

Caham. Voltando ao assunto: Em 2003 foi lançado o PSP 2000, que foi seguido pelo 3000 (lançado recentemente), que não faz porcaria nenhuma, só é menor. Foi lançado também o UMD (Universal Media Disc), que apesar do nome, só foi usado para fazer jogos no PSP. =P

Em 2006, foi lançado o Blu-ray (me digam que não é da Sony também!). Nesse mesmo ano, aproveitando a nova tecnologia, a Sony lançou o PS3, partindo do mesmo principío do PS2. Notem também que o PS3 é praticamente um clone do wii, só não tem o controle de movimento (ou tem? o.O)

Meu cunhado tem um! Morram de inveja!

Neste mesmo ano, eles criaram sua primeira câmera DSLR (WHATAFOCKA?), a DSLR-alpha 100. Mas o que isso importa?

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SONY

*A tradução do texto é: Temam-no mortais! O poderoso playstation!!!!
Essa linguagem é Leet. A manifestação mais comum de falta de cérebro. Através de tratamentos intensivos, eu mesmo já consegui superar este vício e agora sou um ser-humano normal e re-integrado à sociedade =D

A Sony é um império maligno, sedento por sangue, que quer destruir qualquer empresa em seu caminho. Seus maiores alvos são a Nintendo e a Microsoft, embora ela saiba que não tem forças para destrui-las, apesar de estar esperando por sua chance.

Gostaria de frisar que NÃO odeio a Sony. Não mesmo. Eu gosto, estou juntando grana pra comprar um PS2. Só disse essas coisas neste post porque são verdade.

Eu heim! Xau e Bença!