Breve história das empresas de videogames, parte 5: Sega

Ah, pobre Sega, que Deus a tenha! (Existem boatos de que a Sega não morreu e que vive nas catacumbas profundas se alimentando dos restos da Nintendo e da Sony).

Off Topic: Dizem que a Sega e a Nintendo estão planejando criar um novo jogo com Mario e Sonic *-*
Melhor: Esse seria uma sequência de Mario e Sonic at The Olympic Games *_*
Melhor ainda: Esse seria baseado nas olímpiadas de inverno que acontecerão em 2010 em Vancouver, no CANADÁ! *o*

In Topic: Na verdade, o post foi só pra dizer isso aí de cima XD Mas, como tenho um post inteiro sobre videogames em mãos, porque não escrever logo sobre a história da Sega?

Direto ao ponto: História da Sega:

A Sega foi fundada em 1940 (NOSSA! E COM UM CORPINHO DE 1960 O.O) em Honolulu, Havaí (PERA, PÔPARA! Tá falando sério? Será que eu não entrei na Desciclopédia sem querer?) com o nome de Standard Games Enterprises and Outerprises of Aloha and Surf and Novela das 7, por Martin Bromely, Irving Bromberg e James Humpert e com a intenção de promover jogos para os adolescentes doidos dos anos 40 que faziam parte da base do exército. Não ficou muito claro, né? Esquenta não.

Em 1951, Mr. Bromely-sensei sugeriu a mudança da empresa pra Tokyo, Nippon, onde ela mudou o nome para Service Games Enterprises and Outerprises of Japan and These Strange Guys from Honolulu, conhecida informalmente como SEGA.

Em 1965, a Sega se fundiu com uma empresa chamada Rosen, que era uma empresa de eletrônicos. No ano seguinte, lançaram o Periscópio, um tipo de simulador de submarinos, que teve um sucesso estrondoso e roubou moedinhas por dezenas de gerações. Ou duas. Ou uma só, né...


Em 1969, a Sega foi comprada pela Gulf & Western Industries. Foi aí que a Sega foi cortada em duas: a Sega of America of Chinese Food and French Fries e a Sega of Japan of Sushi and Onigiri.

Foi aí que aconteceu. O CRASH DE 1983 (DENOVO NÃO!). Ambas as Segas apresentaram perda de valor e foram vendidas para a Bally Manufacturing Company (SEGA of America) e pelos investidores David Rosen e Hayo Nakayama (Sega of Japan). David Rosen também tinha sido o fundador da empresa Rosen que tinha se fundido com a Sega antes. Peralá. A sega foi comprada e vendida milhões de vezes depois disso, então eu paro de escrever sobre isso aqui.

Nesse mesmo ano de 1983, a Sega lançou seu primeiro console, o SG-1000. Esse console não teve muito sucesso, mas seu sucessor, o Sega Master System alcançou enorme sucesso.

SG-1000. Er... Vamos, pense numa frase engraçada!

O SG-1000 também reencarnou mais tarde no mesmo ano, na forma do SC-3000 (é SC mesmo, não errei), que era só um computador com a mesma capacidade do SG-1000, o que não é lá grande coisa.

Em 1985, a Sega lançou o sucessor do SG-1000, o Sega Mark III (não sei porque o III =P). Um SG-1000 com bem mais memória RAM.

Nossa. Isso é... Grande o.O

No ano seguinte, eles vieram com mais! Em 1986, lançaram o *sons de coral* SEGA MASTER SYSTEM! */sons de coral* O SMS teve problemas tendo de encarar o famigerado Famicom da Nintendo, que naquele tempo tinha monopólia no mundo dos jogos... Aiai, como os tempos mudam... */nostalgia*

Não. Não é uma fita de som das antigas.

Mais tarde também vimos o Master System II e III, versões mais baratas e menos populares. O Master System III só foi lançado no Brasil. (É. Eu vi! Quando eu fui lá no Centro do Rio eu vi ele pra vender, junto com o Game Boy Evolution, o Playstation 7, o Game Cube 3000 e o Xbox 360 prum lado e pro outro -.-')

O mais bem sucedido console da Sega nasceu no início da década de 1990, o *eco* SEGA MEGA DRIVE */eco* Foi com o SMD também que nasceu o Sonic, que se tornou o símbolo da Sega, tipo: Pra sempre =P. O ritmo frenético do jogo foi colocado apenas para demonstrar a grande capacidade do Mega Drive. Agora só mais uma coisa: Se os jogos de hoje precisam de 15 minutos para carregar, porquê os jogos de 18 anos atrás não precisavam de nenhum segundo? o.o

Te dou 5 minutos pra pensar na resposta.

Em 1990, foi lançado o Sega Game Gear, o primeiro portátil da Sega, em resposta ao Game Boy da Nintendo.

Er... Viva?

Em 1993, tivemos o lançamento do Sega CD, periférico que permitia que o Mega Drive rodasse CDs. Nossa, ninguém aprendeu nada com a criação acidental do PS1? Pensando bem... Isso foi lançado 2 anos antes da Nintendo pensar num periférico para SNES... Poderia a Nintendo ter se baseado nisso para criar (sem querer) o PS1?

ISSO criou o PS1 (indiretamente). Pense nisso.

No período entre 1993 e 1995, a Sega lançou vários projetos e cancelou vários outros, entre: Sega 32x, Sega Neptune, Sega Mega Jet e Sega Pico, mas nenhum desses importa, nay? O que importa é que em 1995, eles lançaram outro grande portátil: O Sega Nomad. Caracoles meu, que nome fofo =3

O console... Nem tanto =P

Em 1994 (caraca wikipédia, cadê a ordem cronológica? =P), a Sega lançou o que seria um dos seus mais famosos consoles (o mais famoso no Japão): O Sega Saturn (eu não gosto dele).

Não gosto dele. Nem do Dreamcast.

Depois disso, houve o Dreamcast, no ano de 1998. Ele era realmente um console a frente de seu tempo, pois se equiparava ao PS2, ao Xbox e ao Gamecube, apesar de ter sido lançado muito antes, porém, foi um fracasso total graças à concorrência com o PS2.


Note também que é um clone nada |_33+ do P|_4Y5+4+|0|\|.

E esses dois se livraram da Sega de vez, pois ambos foram fracassos de vendas, tornando-a uma deusa do sub-mundo, só lançando um jogo do Sonic de vez em quando. Snif... Tomara que ela volte logo... */nostalgia*

Er... O que eu deveria dizer aqui? Já sei! Um minuto de silêncio em homenagem a Sega!

*1 minuto depois*

Muito obrigado... Agora... Er...

Xau e Bença! ^^'