Breve história do vaso sanitário

Era uma vez, um rapaz jovem, bonito e forte chamado Ele, que acordou as 8:45 da manhã no dia 20 de janeiro, mas que cochilou e só voltou a acordar as 10:55 o.O

Tentando matar seu tempo, ele foi assistir TV, como não havia nada de bom, ele veio ao computador. Como o computador estava demorando 2 horas para carregar, ele ligou a televisão que fica ao lado do computador. Procurando por algo que prestasse, nosso intrépido herói caí no Nat Geo Channel.

OMG! WHATAFOCKA IS THAT?!

Um documentário sobre vasos sanitários!
O nosso amigo, vaso!

Nossa. O senhor aí na cadeira lendo esse blog deve estar pensando que é uma vergonha, que é uma falta de virtude, que é uma afronta a sociedade burguesa capitalista... Mas não é não!

Aliás, todos sabemos que nosso amigo vaso precisa ser respeitado. Nunca viveriamos sem um vaso em casa. Ele merecia, porque mais importante que a TV ou o Computador está o Vaso. O corajoso vaso, que enfrenta sem temer o seu destino sujo, apenas para nos confortar nos momentos mais dificeis.

Pois bem, vou fazer um mega-guia para como usar o vaso sanitário. Este post será compridaço e terá três capitulos: o primeiro será um guia de como usar e como não usar o vaso. O segundo será sobre a história do vaso sanitário. O terceiro e último será um clássico debate: Wikipédia VS. Desciclopédia, sobre o assunto vaso sanitário. Sabemos que até agora está tudo empatado, Wiki 1, Desciclopédia 1, com a Wikipédia vencendo o debate sobre cosplay e a Desciclopédia vencendo o post sobre o Arco-e-Flecha. É o desempate, pessoal!

Parte 1: Como usar e como NÃO usar o vaso sanitário:

Basicamente, é isso aí =P

Parte 2: Breve história do nosso amigo vaso:

Tudo começou quando os macacos desceram das árvores e deixaram de usar suas fezes como munição para gurerrear. Aí eles começaram a cavar buracos no chão, que até hoje, os funcionários de postos de gasolina ainda forçam-nos a usar e que eles chamam de latrina. E não é nada legal ficar agachado e soltar o barro num buraco...
Mas em 3000 antes de Cristo, os buracos no chão evoluiram um pouco mais. Eles eram usados dentro da casa em quartos especiais, onde havia alguma privacidade. Nasceu o banheiro. Mas você ainda tinha que defecar agachado =P
O esgoto surgiu em 2500 antes de Cristo e substitui as latrinas. A civilização Harappa (santos sejam), do vale do Indo, construíram um sistema que fazia com que os dejetos caissem em canais subterraneos construidos por eles, deixando o ato de soltar um barro mais limpo e menos fedido. Infelizmente, você ainda evacuava de cocóras -.-'
Coube aos egipcíos (UEBA!) no ano de 2100 A.C. a invenção do primeiro vaso sanitário onde as pessoas podiam "meditar" sentadas.
E mais ou menos nesse período, foi que os habitantes da ilha de Bahrein, no golfo pérsico, utilizaram pela primeira vez uma descarga hidraúlica, que higienizava ainda mais o processo.
Porém, na Grécia, as coisas eram meio diferentes. No século 5 A.C., as pessoas faziam suas necessidades em banheiros públicos e ao ar-livre. Não havia distinção entre homens e mulheres. Amigos e família evacuavam juntos. Até casais tinham seus encontros românticos no banheiro o.O
Os romanos deixaram a prática ainda mais estranha: Eles faziam festas, debates e até banquetes nessas privadas públicas (WHATAFOCKA?!). Bem, pelo menos ninguém tinha que se retirar para ir ao banheiro =P
Ye. E o assento ainda era de pedra -.-'
Graças a Deus, quando Roma caiu, essa instalação deixou de ser usada. Imagine como seria se continuassemos usando esse tipo de banheiro?
"Mãe, terminei. Me passa a areia? Aliás, o frango tá muito bom, viu?"
Eca... >.< Tudo mudou quando o poeta anônimo John Harrington inventou a privada moderna. Ninguém teria levado aquilo a sério se não fosse pela Madrinha de John Harrington, a Rainha Elizabeth I em pessoa! Ela experimentou e decidiu que funcionava bem. Apesar disso, a privada nunca passou dos muros do palácio, pois ninguém levou aquilo muito a sério. Aliás, é melhor cagar em buracos e limpar a bunda com areia, né?
A nossa amiga só começou a se espalhar pelo mundo em 1668, quando o Comissário de Polícia de Paris, preocupado com a higiene das ruas emitiu um decreto fazendo com que todas as casas fossem forçadas a ter um vaso sanitário nelas. Todas. Aí, o vaso se espalhou como um vírus pela Europa.
Porém, foi só 110 anos depois, em 1778 que Joseph Bramah, mecânico, engenheiro e inventor inglês criou a descarga hidraulica como a conhecemos atualmente. Porém, esta só era usada em hospitais e residências de nobres.
Já o Papel higiênico, que não poderia deixar de ser citado, só surgiu em 1857, nos EZA, os Estado Zunido das América, inventado por Joseph Cayetty.
E foi assim que nasceu o Vaso Sanitário moderno. Fim. Fim? Não! Você acha que a história para no presente? Errado. Há o futuro! Conheça o Washlet S400! O 11º sonho de consumo e o vaso do futuro!
Ele promete substituir inclusive o papel higiênico comum!
Porquê? Por que ele tem um jato d'água retrátil que limpa a sua derrieré. Alguns podem estranhar isso, mas como disse o portavoz da empresa: "O papel higiênico só espalha o problema. Quando você limpa qualquer outra coisa você usa água, não é?" Amém.
Além disso, vemos as seguintes características:
  • A descarga pode ser automática, ativada através de sensores ou pode ser ativada pelo controle remoto (isso. Tem controle remoto *-*)
  • Sensor de presença que abre e fecha a tampa do assento (nunca mais as mulheres da casa vão reclamar!)
  • Jato de água morna aerada com controle de temperatura e regulagem de alcance (não é melhor do que papel-higiênico?)
  • Você pode escolher entre o jato de água frontal ou traseiro.
  • Opção de regulagem do jato de água, com modos Suave, Pulsante e Oscilante, para massagem (WHATAFOCKA?! o.O)
  • Jato de ar quente para secamento da derrieré, com três temperaturas.
  • Assento com controle de temperatura (OMG! Nunca mais sentiremos frio quando fomos evacuar numa noite de inverno!)
  • Desodorizador catalítico de ambiente, totalmente automático (não ficaremos mais com vergonha e nem teremos que suportar aquele fedor de Glade!)
  • Controle remoto que pode ser preso à parede.
  • Design suave e de aspecto higiênico, facilitando a limpeza.
  • Base reforçada que aumenta a durabilidade.
Nossa. Eu nem podia pôr com os 10 sonhos de consumo, pois merecia um post próprio ^^
Os modelos Washlet custam entre US$1.400,00 e US$5.000,00.

Parte 3: Debate:

Wikipédia starts:

Um vaso sanitário (português brasileiro) ou sanita (português europeu) é o objeto costumeiramente usado para urinar e evacuar. É também conhecido como bacia, privada ou trono, em linguagem mais popular no Brasil, e como retrete em Portugal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaso_sanit%C3%A1rio

Desciclopédia's turn:

Privadas são criaturas mitológicas da Grécia que ficaram esquecidas pelo tempo... Elas tem o poder mágico de criar um mini redemoinho que afunda a bosta que liberamos pelo cu. Se você está lendo essa merda é porque não tem absolutamente NADA para fazer, então, vamos continuar.

Fonte: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Vaso_Sanit%C3%A1rio

É. Contrariando todas as expectativas, na minha opinião a Wikipédia ganhou.
Ou seja: Wikipédia 2 a 1!

Fontes do post inteiro: http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=984750
http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=86165

Só isso.

Eu heim! Xau e Bença!