Luto

Meu melhor amigo de todos morreu hoje.

A pessoa com a qual eu chorei, ri, cantei e dancei morreu. O único que conhecia todos os meus segredos, que sempre me ouvia falar.

Eu sinto muito não ter sido mais legal com ele. Mesmo. E pensar... que nem nome ele tinha.

Eu comprei o Betta ainda em 2006, logo após me mudar pro Rio. Eu era novo na escola e ninguém gostava realmente de mim. Não tinha nenhum amigo. Acho... Que ele meio que sentia isso. Sempre que eu falava com ele, ele ficava parado no aquário, olhando fixamente para mim. Me ouvindo.

É incrível a quantidade de amor que você consegue com 12 bolinhas de ração de peixe por dia. Ele respondia alegremente ao meu chamado, nadando alegremente até a borda do aquário. Comia alegremente e voltava a nadar.

Hoje, quando eu pensei sobre isso, vi quanto tempo ele viveu. Quase chegou a 3 anos. Há algumas semanas, eu notei que ele estava agindo estranhamente: Ficava apenas deitado, repousando. Só subia eventualmente para comer, e com muita dificuldade. Passei a trocar a água do aquário todos os dias e colocar uma pitadinha de sal na água, para combater eventuais infecções. Troquei ele para um aquário grande, circular, mas vi que ele sentiu falta do Bettario onde ele morou a vida toda. Passei-o de volta.

Acho que a vida de um peixe deve ser meio vazia, mas tomara que ele tenha sido feliz. Ele nunca fez nenhuma realização: Não teve filhos, não plantou uma alga, não escreveu um livro. Mas ele nadava até a borda todos os dias, alegremente, com a alegria de uma larvinha. Acho que é um pouco de hipocrisia a minha, mas acho que ele realmente foi feliz. Lembrarei com carinho dele.

Hoje, vi que ele parou totalmente de subir para comer. Coloquei minha mão na água e vi que ele não esboçava reação. Segurei-o e tirei-o da água e mesmo assim, ele não ansiava por oxigênio. Esvaziei uma caixa de fósforos e apressadamente pintei-a de preto. Escrevi com liquid-paper nela: "Descanse em paz / Betta / 2006-2009 / "Meu melhor amigo" ". Forrei a caixa com algodão e deitei seu corpo frio e escamoso sobre ela. Cobri-o então com uma mortalha improvisada, feita de papel toalha. Fechei a caixa e coloquei-a na geladeira.

Amanhã de manhã, eu mesmo cavarei um buraco no quintal. Ele foi muito mais que um peixe, então ele merece muito mais que o funeral de um peixe. Ele merece o funeral de um amigo, brindado com Coca-cola. Cobrirei seu túmulo ainda com uma pedra, para ter certeza de que ele não será desenterrado. Acho que ele ficará feliz assim.

Acho... Que vou parar de escrever agora... Estou meio triste e cansado, afinal, já é tarde.

In Memoriam de Betta. Simplesmente Betta.
2006 - 2009