ano novo e reforma ortográfica.

Olá. Como dizem meus colegas-blogueiros: EU NÃO MORRI!


Agora vamos parar de embromar. Aqui estou, para postar no primeiro dia do ano.


Peraí, mas hoje é 2 de Janeiro, né?


É. Mas na minha opinião, o ano começa em 2 de Janeiro. Pois em 1 de Janeiro, as pessoas estão de ressaca ou se mantiveram bêbadas da festa do dia anterior. Ninguém trabalha e apenas se concentram em continuar desperdiçando os privilégios concedidos por um ano inteiro de trabalho exaustivo (leia-se: férias e décimo terceiro).


Portanto, no dia 2, tudo volta ao normal. Inclusive as postagens do blog.


E eu vim escrever sobre a reforma ortográfica.


Quer dizer, qual o ponto forte dela? Tipo: como ela ajuda as familias dos mortos na guerra? Os famintos na Africa? Os ursos polares morrendo por causa do aquecimento global?







Tadinho.



Aqui o que eu acho da reforma ortográfica no mais puro "reducto at ridiculum" (invenção dos romanos para a advocacia, reduzindo os argumentos do adversário ao mais ridiculo possível).



Proposta de reforma ortográfica bem simplificada:


Já que todo brasileiro tem muita dificuldade com nossa gramática e escrita, finalmente um projeto leva em conta um objetivo de simplificar as coisas. Em outras palavras, todos, enfim, dominarão a língua pátria.


Preste atenção!


Proposta de reforma ortográfica:


Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de auto-confiança na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é dificil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.


No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S" suave. Peçoaz que açeçam a internet com frequênçia vão adorar, prinçipalmente oz adoleçentez.


O "C" duro e o "QU" em que o "U" não é pronunçiado çerão trokadoz pelo "K", já que o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e oz tekladoz de komputador terão uma tecla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika!


Haverá um aumento do entuziazmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todoz oz açentos, incluzive o til, çeraum eliminadoz.


O "CH" çera çimplificado para "X" e o "LH" para "LI", ke da no mezmo e é mais façil. Iço fara kom ke palavras komo "onra" fikem 20% mais kurtaz e akabara kom o problema çaber komo çe eskreve xa, xuxu e xatice.


Da mezma forma, o "G" ço çera uzado çe for em palavraz kom o çom komo em "gordo", e çem o "U" porque não çera preçizo, já ke kuando o çom for igual ao de "G" em "tigela", uza-çe o "J" para facilitar ainda maiz a vida da jente.


No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudançaz maiz komplicadaz çeraum poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letraz dobradaz ke alem de dezneceçariaz çempre foraum um problema terivel para az peçoaz, ke akabam fikando kom teror de çoletrar. Alem diço, todoz konkordaum ke oz çinaiz de pontuaçaum komo virgulas doiz pontoz azpaz e traveçaum tambem çaum difiçeiz de uzar e preçizam kair e olia falando çeriu ja vaum tarde.

No kuarto ano todaz az peçoaz ja çeraum reçeptivas a koisas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e a unificaçaum do U nas palavra ke termina kom L komo fuziu xakau ou kriminau ja ke a jente fala tudo iguau e açim fika maiz faciu. Oz karioka talvez naum goste de akabar kom o plurau porque eles gosta de falar tudo com ssssssss no finau maz vaum akabar entendendu. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar para akabar com o D no gerundio maz ai ja e eskuliambaçaum.

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mezmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.

Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.

Disklaimer: Naum e meu. U originau ta aki: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/reforma.htm

Eo eim Xau e Bença!

Digo... Eu heim, Xau e Bença!