Lá estava eu conversando com uma das únicas pessoas do meu MSN que ainda falam comigo, o já citado Enzo.
Eis que ele me pergunta: "Você não sabe como o Lula perdeu o dedo?" Eu, obviamente respondi não, já que eu não sabia. Ele me responde mostrando a página da wikipédia sobre ele e um trecho dela. Simplificando, nosso presidente perdeu o mindinho da mão esquerda trabalhando numa metalúrgica.
...
Só isso?
Eis que ele me diz que há controvérsias. Algumas pessoas teorizam de que ele arrancou o próprio dedo para se aposentar por invalidez. Mas perder o mindinho não invalida ninguém, certo? O único dedo que poderia invalidar alguém seria o polegar.
Mesmo com essa pequena intriga da oposição, não fiquei satisfeito. Tipo: É isso que as pessoas podem inventar? Cadê os fantasmas, aliens, templários e atentados terroristas?
Meu... Se eles podem inventar que Osama Bin Laden se esconde no Brasil, podem inventar o triângulo das bermudas, podem inventar o Incidente de Roswell, eles não podem inventar nada quanto ao mindinho do Lula?
Yche. Tô me apegando demais ao assunto inicial. Vamos transcender aqui, ok?
O que importa é que as lendas urbanas se espalham como uma gema de ovo escorrendo pelos grãos de arroz... Como gazelas amarelas correndo por uma savana branca... Opa... Deu fome esperem aí.
-15 minutos depois...-
Opa, voltei. O problema é que tentando achar Intriga da Oposição no google, eu apenas encontro músicas e a maior parte dos sites especializados em Lendas urbanas só têm historinhas de terror idiotas que não são nem meramente reais, nem baseados em fatos coletados por profissionais.
Aí, novamente, a grande deusa dos buscadores, wikipédia me garantiu outro presente: pesquisando lendas urbanas, cheguei até o fundo do artigo e encontrei várias ligações externas. A maioria continua sendo aquelas porcariazinhas de terror pra crianças de 7 anos, mas eis que encontro o Projeto Ockham. Não sei quem diabos é Ockham, mas como um bom blogueiro, pesquisei.
Contece que o tal de Guilherme de Ockham foi um frade franciscano do século XIV e foi considerado o primeiro pensador da era moderna. Basicamente, ele era o primeiro cético.
E é isso que o Projeto Ockham faz. Ele desconstrói aos poucos os mitos e lendas urbanas. Vale a pena conferir, porque se eu transcrevesse tudo pra cá, além de ser plágio, ia deixar este post gigantesco.
Recomendo: http://www.projetoockham.org/index.php
Xau e Bença!
Intriga da oposição
Profetizado por
Ele
on domingo, 25 de janeiro de 2009
Marcadores:
dedo do lula,
intriga da oposição,
lendas urbanas,
Lula,
ockham,
projeto ockham
0 tijoladas:
Postar um comentário